Rosa de Jesus

rosa-de-jesus-02rosa-de-jesus-06rosa-de-jesus-05rosa-de-jesus-04rosa-de-jesus-03rosa-de-jesus-01

Rosa de Jesus nasceu em Portugal, na cidade do Porto, no ano de 1929, formou-se em designer de moda, e imigrou com a família para o Brasil em 1957, fixando residência no estado do Rio de Janeiro. Em 1981 mudou-se para a cidade de Niterói, também no RJ.

Na juventude dedicou-se ao desenho de moda, até que sua inquietude e sensibilidade levaram-na aos caminhos da pintura como forma de expressar seus sentimentos.

São muitas as referencias, e ao mesmo tempo nenhuma. Tece estruturas sobre as quais se expande a imaginação. Ponto de encontro e tensão são ambos compatíveis com a atitude solitária e reflexiva da artista. Mas Rosa não se detém na atitude formalista, e expressa a vontade de pôr sua pintura como afirmação inequívoca da simbiose entre arte e vida, justamente por promover aproximação sensível com experiências vividas por quem ultrapassou obstáculos.

Suas obras têm a dimensão do sentimento que as cores expressam, ora cinza, opacas e indeterminadas, sinais claros de opressão e angustia, ora o sentido lírico é reforçado pelo uso do vermelho, do preto, do amarelo, do azul, enfim, da alegria e da presença afetiva da amorozidade, pondo em evidencia o que o teor simbólico pode resgatar de uma realidade.

Site: 
E-mail:
emottaj@terra.com.br
Cel: