Maxi Rodrigues
Conheça a história do artista plástico Maxi Rodrigues
Na maioria das vezes, somos apresentados na infância a algum tipo de incentivo ou impulso para que desenvolvamos nossa criatividade e com o artista Maxi Rodrigues que gostava de desenhar, não foi diferente. “Na escola todos os meus cadernos eram rabiscados e comecei a me destacar no quesito criatividade, mas foi em uma escola de artesanato chamada "Casa de Acolhida" que eu pude lapidar minhas habilidades no desenho, pintura e em cerâmica.”
A arte é como um grande reflexo de nós mesmos, onde podemos alterar as medidas, cor, sem se preocuparmos com a opinião do alheio. E para o artista, cada experiencia é única e ela se torna um fragmento importante dentro dele. “Fruir arte eleva o ser humano à um nível maior. Preciso continuar a conhecer e poder desfrutar das mais diversas linguagens e experiências na arte.”
O Brasil é um país com proporções continentais, deixando brechas para a má utilização de seus recursos, fazendo assim as regiões mais ao sudeste e sul, sendo mais privilegiadas com oportunidades que deveriam ser ao menos disponibilizada aos demais. As maiores dificuldades sem dúvida pra mim são a falta de reconhecimento do artista aqui no Amazonas, bem como o mercado de arte. A falta de incentivos culturais como editais de fomento também a nível local. A falta de recursos financeiros pra poder fazer inscrições em editais de entidades particulares fora do Norte ou do país.
Maxi conheceu a AVA Galleria a partir de um anúncio no Facebook a respeito da Bela Bienal, ele demostrou interesse e teve oportunidade de participar. “A partir o contato ou informações sobre exposição Brasil e mundo afora reforçam meu respeito pela figura do Edson. Então recebi e aceitei o convite pra participar da exposição Identidade.” A exposição Identidade na Arte esta em andamento sendo maxi um dos diversos artistas a expor suas obras. “Acredito que o público irá contemplar uma grandiosa exposição. Eu compartilho um trabalho na qual representa Manaus com o rio e contato do urbano da cidade em constante com a natureza, isso mostra um pouco sobre a identidade amazônica.”
Fundada em 2005, a Ava Galleria é uma das mais conceituadas galerias de arte contemporânea de Helsinki. Localizada no corredor cultural da cidade, próxima ao Helsinki Art Museum, Taidehalli e Kiasma Museum of Contemporary Art. Organiza exposições locais e em colaboração com espaços culturais de outras cidades pelo mundo, como Osaka, Tóquio, Berlim, Londres, Porto e Rio de Janeiro. A Ava Galleria também participa, todo ano, da Artexpo New York e da International Contemporary Art Fair, no Carrossel do Louvre, em Paris e também já realizou exposições na sede da ONU em New York.